O presidente de honra do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e ex-ministro da Saúde do governo Itamar Franco, Jamil Haddad, morreu aos 83 anos vítima de infarto, na madrugada desta sexta-feira. O velório de Haddad será realizado na capela 2 do Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro e o sepultamento foi realizado às 17 horas de ontem. As informações são do partido.
Haddah nasceu no Rio de Janeiro em 1926. O político foi deputado estadual pelo então Estado da Guanabara e, com a instalação do bipartidarismo pela ditadura militar, em 1965, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), de oposição ao governo.
Em 1966 foi novamente eleito deputado estadual e, em 1967, teve o mandato cassado e os direitos políticos suspensos por dez anos. Em 1979, participou da fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e, em 1985, participou da reorganização do PSB, sendo eleito presidente da legenda.
Haddad assumiu, em 1986, a vaga deixada por Saturnino Braga no Senado. Em 1990 foi eleito deputado federal e, dois anos mais tarde, assumiu o Ministério da Saúde. Em 2003, ocupou, por cinco meses, a direção geral do Instituto Nacional de Câncer (Inca). |
Nenhum comentário:
Postar um comentário